SALOMÃO KOLINSKI
UMA CONVERSA COM O ICÓNICO APAIXONADO
DA BOUTIQUE DOS RELÓGIOS.

por: MÁRIO DE CASTRO

SALOMÃO KOLINSKI©António Carreteiro
©António Carreteiro

Experienciar a extraordinária sensação de comprar relógios no templo do “tempo” em lisboa – a Boutique dos Relógios – dar-lhe-á sempre uma precisão perpétua.

Como se sentiu quando, com apenas 18 anos, tomouconta do grupo Tempus?
Foi um grande desafio e responsabilidade ficar à frente da empresa com 18 anos, após o falecimento do meu pai. Comecei a ir ao escritório desde os 10 anos, nas férias e, no dia a seguir a acabar o Liceu tive a sorte de trabalhar a 100% e aprender, não só o ramo da relojoaria com o meu pai, como a transmissão de valores éticos e morais muito fortes e que foram fundamentais para a minha vida pessoal e profissional.
Para além de gerir a Tempus, embarcou no desenvolvimento do luxo e felicidade. Como?
Portugal é um pais fantástico, muito aberto ao mundo e essa sensação de liberdade, sempre nos leva para cada vez mais alto nível, o luxo. Em 1997 abrimos a nossa primeira loja de luxo e, nos últimos anos, com a entrada do meu filho David, abrimos duas Boutique dos Relógios Plus na Avenida da Liberdade e, em dezembro passado, uma Boutique Omega. O nosso grande objetivo é surpreender o cliente com experiências únicas e dar o expertise num momento especial e de grande felicidade quando adquire uma peça de luxo.
O que é hoje a relojoaria para si? Que espécie de legado gostaria de deixar?
Estar na hora, dar a hora, é essencial para quem trabalha em relojoaria. A relojoaria é uma arte de grande minúcia e precisão. Existem verdadeiros artesãos que criam complicações inimagináveis em relógios mecânicos que são obras de arte comparáveis às dos pintores e escultores famosos como Picasso, Rembrandt, Van Gogh, Miguel Ângelo… Além de se querer ser a referência no ramo da relojoaria, divulgar a cultura e a arte portuguesa através de séries limitadas e também contribuir para uma sociedade mais justa. Na Tempus, temos sempre a impressão, que não conhecemos limites à expansão da arte de vender ‘o ar do tempo’.
O que é mais importante para si, no seu trabalho: a ciência da arte da relojoaria, a engenharia mecânica da peça em si ou a estética do design?
O facto de estar envolvido desde muito jovem neste mundo mágico da relojoaria, dá-me a sensação que faço parte deste universo e da sua evolução permanente. Na realidade é um pouco de tudo. O mecanismo do relógio aliado à beleza estética que pode evidenciar toda a técnica relojoeira.
Quando introduziu o grupo Tempus no mercado duty free e no retalho de viagens?
Começámos a trabalhar há cerca de 25 anos. Foi um passo muito importante para a nossa empresa encontrar um parceiro de qualidade e transformar esta relação numa relação win win. Vender nas lojas duty free sempre fez parte do nosso sonho. Quando viajamos temos sempre, nos aeroportos e durante os voos, tempo para relaxar, observar e sonhar ainda mais alto… comprar algo que nos dá gosto.
Viajar faz parte do mundo “watch-time” em que trabalha. Qual a excitação de vender a bordo? E como tem corrido a sua parceria com as vendas a bordo On Air/TAP?
Há um tempo para tudo e as vendas a bordo nos aviões são momentos únicos para quem escolhe o relógio que vai adoptar. A operação de Vendas a bordo é algo importante pois permite-nos fazer uma boa divulgação das marcas e ao mesmo tempo dar um serviço ao passageiro nas suas compras, para oferta ou pessoais, de última hora.
Temos uma excelente parceria de longa data com a LFP - Lojas Francas de Portugal, que nos possibilita estar, no que é considerado pelas marcas suíças que representamos, o catálogo mais qualitativo de vendas a bordo da Europa e um dos melhores do mundo, o que como português me orgulha muito, pois demonstra que somos tão bons como os melhores. Estou a falar da revista de vendas a bordo da TAP Air Portugal – On Air. Realço o cuidado na escolha dos produtos e na qualidade do serviço que a LFP, Lojas Francas de Portugal, oferecem aos clientes através da parceria com a Boutique dos Relógios para tudo o que é serviço pós-venda das nossas marcas.
A família Kolinski ganhou uma reputação sólida no mercado relojoeiro ao longo dos anos. Em 1995, a Tempus foi escolhida pelo Grupo Swatch para vender as suas marcas mais importantes em Portugal e tem uma parceria de longa data com a maior parte das marcas do Grupo Richemont. Em 1997, abriu a sua primeira loja em Lisboa (Boutique dos Relógios) no Colombo Shopping Center, seguida da Boutique dos Relógios Plus, em 2001 – uma experiência de relojoaria premium que hoje vende Audemars Piguet, Breguet, Blancpain, Bulgari, Cartier, IWC, Omega, Richard Mille, Vacheron Constantin. 2012 foi o ano da Avenida da Liberdade (Lisboa), inaugurando uma loja com um conceito único, apresentando peças únicas de arte e vendendo peças de relojoaria de elevada gama únicas e limitadas. O que se segue?
Excelente e difícil pergunta. Atualmente a evolução dos negócios empresariais é muito rápida e temos de ter um “approach” omnichannel. A nossa loja online é uma das nossas grandes apostas no presente e para o futuro e, estamos a ter crescimentos importantes. Pretendemos dar um nível de serviço, experiência, comodidade e consulta a quem compra, reserva ou marca uma visita às nossas lojas. Vamos abrir tambem a nossa primeira loja de rua ‘Boutique dos Relógios Plus’ no Porto localizada na Avenida dos Aliados. Apesar da oferta de luxo ser actualmente ainda limitada no Porto já estamos a ver sinais de potencial a médio prazo e gostamos de ser pioneiros.
Temos ainda outras surpresas em séries limitadas ligadas a personalidades e à História de Portugal que serão reveladas nos próximos meses. Entre criatividade constante e novos negócios paralelos à evolução da nossa profissão, estamos sempre atentos!

revista de vendas a bordo da TAP Air Portugal – On Air

Realço o cuidado na escolha dos produtos e na qualidade do serviço que a LFP, Lojas Francas de Portugal, oferecem aos clientes através da parceria com a Boutique dos Relógios para tudo o que é serviço pós-venda das nossas marcas.
Produtos disponíveis nas página 76 a 93.
Products available on pages 76 – 93.

SALOMÃO KOLINSKI©António Carreteiro©António Carreteiro


As vendas a bordo nos aviões são momentos únicos para quem escolhe o relógio que vai adoptar. A operação de Vendas a bordo é algo importante pois permite-nos fazer uma boa divulgação das marcas e ao mesmo tempo dar um serviço ao passageiro nas suas compras, para oferta ou pessoais, de última hora.


SALOMÃO KOLINSKI©António Carreteiro
©António Carreteiro

We have an excellent long term partnership with LFP – Lojas Francas de Portugal, that makes possible for us to be present on what is considered by the Swiss brands we represent the most important on board sales catalogue of Europe and one of the best in the world, which makes me very proud as a Portuguese as it shows that we are as good as the best. I speak about the on board sales magazine by TAP Air Portugal – On Air.


SALOMÃO KOLINSKI
A MEETING WITH BOUTIQUE DOS RELÓGIOS ICONIC PASSION MAN.
Feel the extraordinary sensation of buying watches at lisbon’s temple of “time” – Boutique dos Relógios – will always give you the perpetual precision.

by: MÁRIO DE CASTRO

How did you feel when as a young man of 18 years old you took over TEMPUS Group?
It was a great challenge and responsibility to take control of the company with only 18 years, after my father died. I began visiting the office with 10 years old, on holidays, and after finishing high school I had the luck of working there full time and learning with my father, not only the watch manufacturing, but also the transmission of very important ethical and moral principles that were fundamental for my personal and professional career.
Besides running TEMPUS you embarked on the development of luxury and happiness? How?
Portugal is an amazing country, widely open to the world and that feeling of freedom carries us always higher to the top, that is luxury. In 1997 we inaugurated our first luxury store, and, in the last years, with the participation of my son, David, we opened two Boutiques dos Relógios Plus in Avenida da Liberdade, and last December, one Boutique Omega. Our main goal is to surprise the client with unique experiences and offer our knowledge on a special moment of great happiness when acquiring a luxury piece.
What is watchmaking for you today? What kind of legacy do you wish to leave?
Being on time, telling time, is essential for those who work in watch industry. This is an art of great precision and detail. There are true artisans who create unbelievable puzzles in mechanical watches which are works of art comparable to those of famous painters and sculptors like Picasso, Rembrandt, Van Gogh, Michelangelo… In addition to being a mark on watch industry, spreading the culture and Portuguese art through limited editions and contributing for a much fairer society. At Tempus, we always get the feeling that there are no limits to spreading the art of selling “l’air du temps”.
What is most important to you in your work: the science of horology, the mechanical engineering of the piece itself, or the aesthetic of the design?
The fact of being involved since I was very young in this magic world of watch making gives me the feeling that I’m part of this universe and its continuous evolution. In reality is a bit of all. The watch’s mechanism with the esthetical beauty may bring forward all the watch industry technic.
When did you introduce Tempus Group into the duty free and travel retail scene?
We started working around 25 years ago. It was a very important step for our company to find a quality partner and transform this relation in a win win partnership. Selling in duty free shops was always part of our dream. When we travel we always have time to relax, look and dream higher dreams at airports and during flights… buying something that gives us pleasure.
Travelling is part of the ‘watch-time’ world you deal with. What is the excitement of selling onboard? And how has been your partnership with On Air/TAP inflight sales?
There is a time for everything and on board sales in airplanes are unique moments for those who choose the watch that they’ll adopt. Operation On Board Sales is something very important as it allows to make a good promotion of the articles and at the same time offer the passenger a last minute service when they are buying a gift or something for themselves. We have an excellent long term partnership with LFP – Lojas Francas de Portugal, that makes possible for us to be present on what is considered by the Swiss brands we represent the most important on board sales catalogue of Europe and one of the best in the world, which makes me very proud as a Portuguese as it shows that we are as good as the best. I speak about the on board sales magazine by TAP Air Portugal – On Air. I stress the caution in choosing the products and the quality of service offered by LFP – Lojas Francas de Portugal to its clients through a partnership with Boutique dos Relógios regarding everything on post sales service for our brands.
The Kolinski family has acquired a solid reputation in the watchmaking market over the years. In 1995 Tempus was selected by the Swatch Group to sell its most important brands in Portugal and has a long term Partnership with most of the brands of Richemont Group. By 1997 the first store opened in Lisbon (Boutique dos Relógios) at Colombo Shopping Center followed by Boutique dos Relógios Plus, in 2001 – a high premium watchmaker experience selling today Audemars Piguet, Breguet, Blancpain, Bulgari, Cartier, IWC, Omega, Richard Mille, Vacheron Constantin. 2012 was the year of the Avenida da Liberdade (Lisbon) opening with a unique concept boutique showcasing unique pieces of art and selling high watchmaking unique and limited pieces. What’s next?
That’s an excellent and diffcult question. Today, the evolution of businesses is much faster and we must have an omnichannel approach. Our online shop is one of our great investments today and in the future we are experiencing a big development. We intend to offer a high level of service, experience, convenience and advice to those who buy, book or schedules a visit to our stores. We will also inaugurate our first street shop Boutique dos Relógios Plus in Oporto, in Avenida dos Aliados. Even though luxury offers is still very scarce in Oporto, we already can see signs of improvement at a medium term and we like to be pioneers. We also have other surprises regarding limited series linked to personalities and the History of Portugal that will be revealed in the next months. With constant creativity and new business linked to the evolution of our craft, we are always watching!

A On Air agradece ao Hotel Valverde todas as facilidades concedidas para a realização desta produção.

On Air would like to thank Hotel Valverde for all the help granted for this production.

www.valverdehotel.com